M L

13.07.2015

António Pinto Leite inicia funções na Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional

António Pinto Leite foi admitido como membro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional. As suas funções neste cargo iniciam-se este mês de julho.

O advogado e árbitro, que coordena o departamento de contencioso e arbitragem da MLGTS, é o único representante de Portugal neste organismo, substituindo José Miguel Júdice.

António Pinto Leite é o terceiro sócio fundador da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva a exercer funções na Corte Internacional de Arbitragem. O cargo foi desempenhado anteriormente por João Morais Leitão e Miguel Galvão Teles.

 “A Corte Internacional de Arbitragem da ICC é a instituição líder mundial na resolução de litígios comerciais e empresariais internacionais”. Segundo dados publicados no site da organização, “o número total de casos com que a Corte lidou desde que foi fundada é superior a 17 000. A proliferação de litígios comerciais internacionais, muitos dos quais envolvendo várias partes, é um subproduto inevitável da economia global. Os negócios da atualidade e condições operacionais sublinham as vantagens da arbitragem em relação ao contencioso, especialmente em litígios além fronteiras”, conforme é também referido no site da ICC. “A arbitragem da ICC é uma alternativa atrativa porque é internacional e confidencial.”