O Diretor de Inovação e Conhecimento da Morais Leitão, Carlos Coelho, assina o artigo de opinião intitulado “ChatGPT: o futuro da advocacia ou uma ameaça?”, publicado na secção P3, do Jornal Público, na edição de 7 de fevereiro de 2023.
O autor esclarece: «Nos tempos antigos, a tradição e determinado tipo de conhecimento só eram transmitidos ao recetor que estivesse preparado para os receber ou interpretar. Nos tempos de hoje, qualquer um o pode procurar – resta saber se está preparado para as respostas que encontrar. Quando tive o primeiro contacto com o ChatGPT, uma nova ferramenta com modelo de linguagem, fiquei impressionado. Começando por fazer perguntas simples, recebi respostas curtas e objetivas, o que me levou a aprofundar o nível de complexidade. Quando as respostas eram menos precisas, reformulava-as e o ChatGPT respondia de forma mais assertiva. Interiorizei que esta ferramenta é melhor do que o Google e que me vai tornar mais eficiente.
Mas afinal o que é o ChatGPT? A resposta fácil é dizer que é inteligência artificial. Mas, na realidade, é uma linguagem baseada em machine learning que identifica padrões no conjunto de informação que a informa para formar respostas».
Clique aqui para ler o artigo na íntegra.