Helena Tapp Barroso é oradora na conferência “Innovation Meets Cybersecurity”, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 8 de Novembro.
A iniciativa é coorganizada pela COTEC Portugal, o Conselho da Diáspora Portuguesa, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Universidade de Maryland Baltimore County.
O objetivo central desta conferência internacional que junta especialistas de diferentes instituições e empresas é debater e partilhar experiências sobre como conjugar a inovação e a resiliência num mundo cada vez mais digital. De facto, à medida que a digitalização da economia se expande, aumentam também as superfícies de contacto e, consequentemente, os riscos cibernéticos, sendo necessário adotar uma estratégia integrada e coordenada de resiliência. Esta questão é particularmente pertinente tendo em conta as recentes alterações legislativas europeias que regulam a atividade de todas as empresas no que diz respeito à cibersegurança. A diretiva relativa à segurança dos sistemas de informação e de rede (NIS), adotada em agosto de 2016, é a primeira legislação da UE sobre a segurança cibernética. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) harmoniza a privacidade de dados na Europa e será executável a partir de 25 de maio de 2018, com elevadas penalizações para as empresas incumpridoras.
Mais informações aqui ou aqui.
Para consultar o programa, aceda a este link.