No ano em que se celebram os 15 anos de independência de Timor-Leste, o Instituto Miguel Galvão Teles (IMGT) assinala a data com uma homenagem ao seu patrono.
O tributo realiza-se no dia 7 de junho, no Auditório João Morais Leitão, e reúne figuras importantes da diplomacia portuguesa que juntamente com Miguel Galvão Teles contribuíram para a independência de Timor-Leste. “Timor e o Direito Internacional” e “Dois Momentos Cruciais: o caso no Tribunal Internacional de Justiça e a negociação de um acordo de fronteiras marítimas para o período pós-Independência” são os temas a debater na sessão.
Miguel Galvão Teles desempenhou um papel ativo e fundamental na causa de Timor, tendo participado nas negociações do Timor Gap sobre as delimitações das respetivas águas territoriais e na arbitragem internacional sobre a questão dos direitos petrolíferos de Timor contra a Austrália.
Esta é a terceira iniciativa do IMGT, uma entidade independente que tem a seu cargo, nomeadamente, a promoção de conferências, colóquios e a realização de ações de formação. Apoia ainda a investigação científica e estabelece relações com a academia e outras instituições viradas para o conhecimento.