21.09.2023 Jornal de Negócios
Inês F. Neves e João Bernardo Silva escrevem para o Jornal de Negócios
Inês F. Neves e João Bernardo Silva assinam o artigo de opinião “O dever de diligência por parte das empresas”, publicado no Jornal de Negócios na edição de 21 de setembro de 2023.
Os advogados falam sobre a Diretiva europeia relativa ao dever de diligência em matéria de sustentabilidade das empresas, a realização de exercícios de due diligence na cadeia de valor em matéria ambiental e de direitos humanos.
«As empresas, os investidores, os consumidores e as redes sociais vêm aportando o seu contributo para o crescente interesse e consciencialização para as matérias ESG (sigla tradutora de práticas ambientais, socias e de boa governança). Entre ceticismos espontâneos, pessimismos injustificados e otimismos irrealistas, o ESG abandona o cantão de comunicação responsável para se converter numa realidade associada a obrigações concretas, sanções e responsabilização efetiva das empresas. […]
[…] O dever de diligência imposto às empresas exigirá a identificação, prevenção e atenuação, cessação (compensação) e minimização de efeitos negativos, potenciais ou reais, nos direitos humanos e no ambiente das próprias operações, filiais e cadeias de valor[…]».
Aceda ao anexo para ler o artigo.