O I volume da obra Escritos Jurídicos de Miguel Galvão Teles, que reúne "o que de principal ficou de uma vida de reflexão", será lançado no próximo dia 12 de Dezembro, pelas 18h, no Auditório João Morais Leitão, em Lisboa.
A apresentação de Escritos Jurídicos será feita pelo Professor Doutor Jorge Miranda.
Esta obra do sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados é composta por dois volumes e reúne textos publicados ou por publicar noutros locais, escritos ao longo dos tempos e aqui agrupados em seis temas: Direito Constitucional, Direito Privado, Arbitragem e Direito Processual, Timor-Leste, Direito Internacional Público e Teoria e Filosofia do Direito. O primeiro volume é composto por artigos relativos a temas de Direito Constitucional, Direito Privado, Arbitragem e Direito Processual e Timor-Leste.
Sobre Miguel Galvão Teles
Miguel Galvão Teles dispensa apresentações no panorama jurídico português. Para além dos seus domínios de eleição, o Direito Constitucional e o Direito Internacional Público, a que deu contribuições fundamentais, não existe praticamente nenhuma área dos saberes jurídicos que não tenha beneficiado da profundidade do seu pensamento. A valia científica dos seus trabalhos, bem como as suas qualidades pessoais, justificam plenamente uma homenagem da comunidade jurídica, portuguesa e não só.
Miguel Galvão Teles, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, conta com uma longa experiência na área do contencioso, com intervenções junto do Tribunal Internacional de Justiça e em Tribunais Arbitrais Internacionais. É membro do Tribunal Permanente de Arbitragem, Haia.
Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1963) e encarregado da regência da cadeira de Direito Constitucional (1968-1973 e 1976-1978). Membro da Comissão de Reestruturação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1976-1977). Antigo membro do Conselho de Estado, nomeado pelo Presidente da República (1982-1986).
Miguel Galvão Teles recebeu em 2006 o "Chambers’ Lifetime Achievement Award", atribuído pela Chambers & Partners no âmbito dos "Global Awards". Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.