Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e coordenador de uma das equipas de contencioso e arbitragem, foi designado, em Diário da República, vogal do Conselho Superior de Magistratura.
Rui Patrício, um dos mais jovens sócios da sociedade, é um dos advogados com mais experiência de contencioso, nas suas várias vertentes, tendo vindo a desenvolver a área do contencioso penal e contra-ordenacional, de par com a actividade desenvolvida na área do contencioso civil e comercial e em arbitragens.
O desenvolvimento da área penal, contra-ordenacional e compliance na sociedade tem sido acompanhado pela carreira académica e docente. Entre 1994 e 2006, Rui Patrício leccionou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, actualmente, lecciona na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, como Professor Convidado.
Tem participado em seminários e conferências e leccionado em pós-graduações, predominantemente sobre temática penal, processual penal e contra-ordenacional, sendo também um colaborador assíduo de vários órgãos de comunicação social sobre temas de justiça.