15.02.2012 Tiago Félix da Costa • Almedina
A (Des)Igualdade de Armas nas Providências Cautelares sem Audiência do Requerido
Tiago Félix da Costa, sócio da equipa de criminal, contraordernacional e compliance, publicou na Almedina um volume dedicado às providências cautelares.
Segundo a sinopse: "Um estudo sobre o procedimento cautelar, figura fundamental do processo civil e cada vez mais importante, considerando sobretudo a dinâmica da vida económica e social e a sua crescente complexidade. Neste trabalho procura-se responder, principalmente, à seguinte questão: o actual regime jurídico- -processual dos procedimentos cautelares sem audiência do requerido respeita os princípios e direitos processuais fundamentais?
Partindo daquela questão e percorrendo as suas vertentes e implicações, procura-se, também, olhar e estudar o nosso processo civil à luz da Constituição e dos seus princípios fundamentais, com destaque para o princípio da igualdade de armas.
Sendo o tema e as questões tratadas relevantes em qualquer tempo e lugar, são-no especialmente quanto se avizinha uma reforma profunda do Código de Processo Civil, pautada pela premência de resolver o problema da celeridade e, aparentemente, sem preocupações marcadas de alcançar um processo (mais) justo."