Filipa Castanheira de Almeida regressou à Sociedade em 2020, depois de ter iniciado aqui o seu percurso profissional, entre 2014 e 2018. Integra o departamento de
propriedade intelectual, tecnologia e dados pessoais e a
German Desk – uma equipa interna da Morais Leitão que assegura um acompanhamento personalizado e permanente a clientes oriundos de países germanófonos.
Tem focado o seu trabalho no aconselhamento estratégico e acompanhamento de contenciosos de patentes em vários sectores, com especial enfoque no sector das patentes farmacêuticas, no âmbito do qual tem representado importantes empresas desse sector em ações complexas de violação de patentes e em ações de invalidade de patentes.
De igual modo, tem experiência especialmente relevante na representação de clientes nacionais e internacionais em variados setores de atividade, quer na fase pré-contenciosa, quer em processos judiciais, nas áreas do direito civil e comercial, reunindo, ainda, experiência no domínio das ações populares.
Entre 2018 e 2020, integrou a direção numa empresa do sector tecnológico e linguístico, tendo, igualmente, sido responsável pela sua área jurídica.