M L

Ana Craveiro

Diretora de Comunicação

Ana Craveiro colabora com a Sociedade desde maio de 2017. É Diretora de Comunicação desde dezembro de 2018, sendo responsável pela comunicação e relações públicas das sociedades da rede Morais Leitão Legal Circle. Nas suas funções destacam-se a coordenação de marca, com todas as suas manifestações, a assessoria de imprensa, a organização de eventos, a divulgação e promoção de iniciativas legislativas (por exemplo pela preparação de documentos digitais explicativos, vídeos, eventos) e a comunicação de crise.

Entre dezembro de 2015 e maio de 2017, exerceu funções, sucessivamente, como consultora de comunicação e Diretora Executiva Adjunta na agência ADBDCommunicare, assumindo tarefas de assessoria de imprensa, consultoria estratégica, organização de eventos, lobby e public affairs, preparação de planos de comunicação, assessoria diária a clientes, apoio e consultoria em fases eleitorais, preparação de conteúdos para sítio de internet e gestão de equipa e recursos humanos.

De outubro de 2015 a novembro de 2015 foi nomeada Adjunta no Gabinete do Secretário de Estado do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do XX Governo Constitucional, tendo a seu cargo assessoria política, investigação histórica e política e preparação de documentos para o momento político (formação de governo) e debates parlamentares. Previamente, entre maio de 2013 e outubro de 2015, exerceu o cargo de Adjunta no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, no XIX Governo Constitucional. Entre as principais funções inclui-se a policy analysis, com estudo, preparação e desenvolvimento de políticas e legislação na área das migrações, concretizadas na criação do Alto Comissariado para as Migrações (Decreto-Lei n.º 31/2014 de 27 de fevereiro) e com a aprovação e implementação da Resolução do Conselho de Ministros N.º 12-B/2015, de 20 de março, que lançou o Plano Estratégico para as Migrações. Ambas as iniciativas exigiram um plano de comunicação próprio, com criação de site e divulgação externa e interna. Em termos de comunicação, destaca-se ainda o papel que teve na comunicação política interna e externa, por exemplo pela preparação da agenda política e mediática do governo, com análise de riscos, a preparação de documentos de coordenação política, articulando informação de todos os ministérios e a preparação de documentos externos para divulgação das políticas do Governo.

Previamente, foi aluna de doutoramento do II Curso de Doutoramento em Ciência Política da Universidade de Lisboa, com bolsa atribuída pela Função para a Ciência e Tecnologia. Foi assistente de vários projetos de investigação em ciência política, em várias áreas, tendo estagiado no Instituto da Defesa Nacional, entre setembro de 2007 e junho de 2008. 
 
Formação Académica

Licenciatura em Relações Internacionais (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2007). Curso de Formação Avançada – Doutoramento em Ciência Política (aprovação da parte letiva do curso de doutoramento, com apresentação e defesa de projeto de tese), na Universidade de Lisboa. Pós-Graduação em Política Comparada, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Línguas

Português, Inglês, Alemão e Francês.

Ana Craveiro

Conteúdo Relacionado