M L

André de Sousa Vieira

Sócio

André de Sousa Vieira é sócio da equipa de Desenvolvimento e Financiamento de Projetos (Energia, Recursos Naturais e Infraestruturas) desde 2020, sendo atualmente o responsável pelo escritório de Singapura. 

Antes de se juntar à Morais Leitão, integrou entre 2010 e 2020 a Clifford Chance LLP, no escritório de Londres, onde foi membro do Worldwide Projects Group e do Africa Group, tendo ainda assumido o cargo de corresponsável pela prática e estratégia da Clifford Chance para Portugal e a África Lusófona.

É particularmente reconhecido na assessoria a projetos de financiamento internacionais ao setor energético, de recursos naturais e de infraestruturas, tendo representado mutuantes (DFIs, ECAs e bancos comerciais), sponsors e governos. André assessorou projetos pioneiros pelo mundo, mas predominantemente na Europa, Ásia e África Subsaariana, com especial foco nos países africanos de língua portuguesa.

Ao longo dos anos, tem sido professor convidado e investigador em várias instituições, incluindo a Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal), a Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), a Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA). É também membro do Comité de Bretton Woods (Washington, EUA), onde colabora com o Grupo de Transição Climática e Energética.

André está inscrito nas ordens profissionais de advogados de Inglaterra & País de Gales, Portugal, Espanha e Singapura (RFL).

"very good practitioner"

Chambers Global
Formação Académica

Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, pós-graduação em Business Law na ESADE Business & Law School, LL.M. na Faculdade de Direito da Universidade Pompeu Fabra, M.Sc. em Financial Economics, na Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona. Visiting Researcher (prae-doc) na Harvard Law School. Doutoramento em Direito Financeiro Internacional na Universidade de Barcelona (PhD Excelence Award).

Línguas

Português, Inglês e Espanhol .

 

Associações

Ordem dos Advogados de Portugal. Law Society of England & Wales. Illustre Collegi de l'Advocacia de Barcelona. The Law Society of Singapore (RFL). Reial Acadèmia Europea de Doctors. Bretton Woods Committee.

André de Sousa Vieira