António Pinto Leite é sócio fundador da Morais Leitão, tendo sido co-presidente do Conselho de Administração da sociedade de 2004 a 2012.
Reúne vasta experiência como advogado e como árbitro em arbitragens nacionais e internacionais, bem como em contenciosos de especial complexidade.
Foi presidente do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa entre 2019 e 2022. Previamente, foi presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem (2017-2019), membro português da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (2016-2018) e presidente do Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (2014-2016).
Entre 2011 e 2016, foi membro do Conselho Superior da Magistratura, eleito pela Assembleia da República, e presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).
No meio académico, foi docente nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Católica Faculdade de Direito – Escola de Lisboa – e também nos cursos de pós-graduação em arbitragem na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Profere, recorrentemente, conferências nacionais e internacionais na área de direito da arbitragem.
Em 1992, fundou a J. Galvão Teles, Bleck, Pinto Leite e, em 1994, a Morais Leitão, Galvão Teles – ambas na origem da atual Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.
Atualmente, desempenha funções como Presidente da Comissão de Ética CUF, sendo responsável pelo acompanhamento e decisão dos temas éticos que surgem no âmbito da atividade médica e hospitalar nos 30 hospitais e centros clínicos da CUF.
Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1979). Harvard Business School – Leading Professional Service Firms Program (2005). Curso de Pós-Graduação em Direito Industrial (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2006).
Português e Inglês.
Ordem de Advogados (inscrito desde 1982). Associação Portuguesa de Arbitragem. CBar – Comité Brasileiro de Arbitragem. Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (CCI).