Isabel Santos Fidalgo colabora com a sociedade desde 2006, sendo sócia contratada da Morais Leitão desde 2015.
Integrando o grupo de fiscal, presta serviços na área do contencioso e da consultoria e planeamento.
Isabel Santos Fidalgo exerce a sua atividade profissional no âmbito do direito fiscal em todas as suas vertentes, com especial incidência nas áreas da tributação nacional do rendimento das sociedades – financeiras, comerciais e industriais – e abrangendo todas as restantes especialidades tributárias.
Tem vindo a participar em inúmeras apresentações públicas relacionadas com o sistema fiscal angolano e conta, por esse efeito, com uma relevante experiência também neste domínio.
Regularmente, intervém em marcantes operações de reorganização societária ocorridas em Portugal, representando grupos nacionais e internacionais em fusões, aquisições a parcerias nos mais variados setores: da construção civil ao retalho, das tecnologias de informação e comunicação ao setor bancário.
Na área do contencioso fiscal, é-lhe reconhecida uma consolidada experiência na gestão do contencioso tributário (gracioso e tributário) dos mais relevantes litigantes nacionais, representando contribuintes em ações judiciais relativas em diversas áreas de tributação.
Isabel Santos Fidalgo atua como árbitro, em matéria tributária, junto do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD). Em 2013, prestou assessoria técnica à Comissão para a Reforma do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).
Atualmente, preside a conselhos fiscais de sociedades comerciais (Grupo Manuel Gonçalves, S.A.) e em organizações não-governamentais, e atua, ainda, como vogal no Conselho Fiscal de uma IPSS.
Previamente, colaborou como consultora sénior nas sociedades Arthur Andersen e PWC. Entre 2002 e 2004, exerceu as funções de advogada na Sociedade Abreu Cardigos & Associados.
Colaborou com a Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier e Associados – Sociedade de Advogados – de 2004 até à fusão da mesma com a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Siva & Associados, em 2006.
Prémio “Lawyer of the Year” - “Women in Business Law Awards 2022 EMEA”, na categoria de “Tax Dispute Resolution”.
Licenciatura em Direito (Católica Faculdade de Direito - Escola do Porto, 1999). Pós Graduação em Finanças (EGP/Porto Business School, 2001). Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Empresariais (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2006). Mestrado em Law Business & Management (Nova School Of business & Economics, 2019). Harvard Executive Master Program em Compartive Tax Policy and Administration (Havard Kennedy School, 2019)
Português, Inglês, Francês e Alemão.
Ordem dos Advogados (inscrita desde 2004). Membro da Associação Fiscal Portuguesa (AFP).