Ricardo Andrade Amaro colabora com a Sociedade desde 2002, sendo sócio desde 2015. Ricardo é responsável de equipa de corporate um advogado com grande experiência na área de direito societário e dos valores mobiliários, bem como na área do direito da energia.
Na área do M&A, Ricardo Andrade Amaro tem estado envolvido nas principais e maiores transações assessoradas pela Morais Leitão ao longo dos últimos 15 anos, tanto a nível nacional como internacional. Tem participado em diversas operações de fusão, reestruturação, aquisição e venda de sociedades, incluindo, entre outras, a aquisição e venda de empresas com sede em Espanha, nos Estados Unidos da América e na América Latina. Na área do direito dos valores mobiliários, participou ativamente na assessoria jurídica da primeira e única operação de titularização de créditos tributários realizada em Portugal e na estruturação da primeira operação de titularização sintética realizada em Portugal. Também participou ativamente na estruturação de diversas ofertas públicas iniciais de ações, incluindo a maior oferta pública inicial de ações alguma vez realizada em Portugal e na estruturação de diversas ofertas públicas de aquisição de ações.
Na área do mercado de capitais, Ricardo liderou, em 2020, a maior oferta pública de valores mobiliários em Portugal e, no primeiro trimestre de 2021, um processo de accelerated bookbuilding absolutamente inovador. Prestou assessoria jurídica na estruturação do primeiro fundo de capital de risco em Portugal dedicado exclusivamente à recuperação de sociedades (turn-around fund) e que é, simultaneamente, o maior fundo do capital de risco português, estando agora a entrar liquidação, ação assistida também por Ricardo.
Ricardo Andrade Amaro presta regularmente assessoria jurídica na estruturação e acompanhamento regulatório de diversos fundos de capital de risco e em operações de titularização de créditos hipotecários, ao consumo e de médias e pequenas empresas, e na estruturação de diversas ofertas de instrumentos representativos de dívida nos mercados internacionais (EMTN).
Ricardo tem uma reconhecida reputação na área do direito da energia, devido sobretudo ao seu conhecimento profundo da legislação setorial e dos quadros regulatórios em vigor. Nesta área, prestou aconselhamento jurídico à maior parte dos primeiros players deste setor: esteve envolvido no processo de reorganização do setor energético nacional, participou, desde o seu início, na conceção e no desenvolvimento do setor das energias renováveis e prestou assessoria jurídica na estruturação de diversas operações de titularização do direito ao recebimento de montantes emergentes de ajustamentos tarifários em Portugal.
Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2002). Pós-Graduação em Práticas Empresariais (Católica Faculdade de Direito - Escola de Lisboa, 2004).
Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
Ordem dos Advogados (inscrito desde 2004), Instituto de Valores Mobiliários (inscrito desde 2004).