M L

Ricardo Nascimento Ferreira

Sócio

Ricardo do Nascimento Ferreira colabora com a Morais Leitão desde 2005, sendo sócio desde 2020. É co-coordenador do departamento de propriedade intelectual, tecnologia e dados pessoais. 

Exerce a sua atividade como advogado em processos judiciais e arbitrais nas mais diversas áreas da propriedade intelectual, nomeadamente na área das patentes farmacêuticas. Assessora e representa clientes nacionais e estrangeiros em processos nacionais e transnacionais e também em fase pré-litigiosa.

Participa como docente e orador em cursos e conferências nas áreas do contencioso da propriedade intelectual, sendo autor de artigos publicados em revistas jurídicas portuguesas e estrangeiras.

Ricardo do Nascimento Ferreira integra listas de árbitros de relevantes instituições arbitrais, é membro da Comissão de Propriedade Intelectual da CCI Portugal (Câmara de Comércio Internacional) e foi membro da Comissão Coordenadora do Conselho Sub-40 da Associação Portuguesa de Arbitragem. Está igualmente registado como Representante perante o Tribunal Unificado de Patentes.

Vencedor do Prémio “40 under Forty Awards” na categoria de Life Sciences, pela Iberian Lawyer, em 2021.

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2005). Pós-Graduação em Direito Industrial (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2007). Frequência do Programa de Doutoramento (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa).

Línguas

Português, Inglês e Espanhol.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2008). Associação Portuguesa de Arbitragem.

Ricardo Nascimento Ferreira