Ricardo do Nascimento Ferreira colabora com a Morais Leitão desde 2005, sendo sócio desde 2020. É co-coordenador do departamento de propriedade intelectual, tecnologia e dados pessoais.
Exerce a sua atividade como advogado em processos judiciais e arbitrais nas diversas áreas do direito civil e comercial e em matérias contenciosas e não contenciosas de propriedade intelectual, nomeadamente no setor farmacêutico. Assessora e representa clientes nacionais e estrangeiros em fase pré-litigiosa, conduzindo e acompanhando processos judiciais e arbitrais nacionais e internacionais.
Participa como docente e orador em cursos e conferências nas áreas de contencioso, arbitragem e propriedade intelectual, sendo autor de artigos publicados em revistas jurídicas portuguesas e estrangeiras.
Ricardo do Nascimento Ferreira integra listas de árbitros de relevantes instituições arbitrais e é membro da Comissão Coordenadora do Conselho Sub-40 da Associação Portuguesa de Arbitragem e da Comissão de Propriedade Intelectual da CCI Portugal (Câmara de Comércio Internacional).
Vencedor do Prémio “40 under Forty Awards” na categoria de Life Sciences, pela Iberian Lawyer, em 2021.
Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2005). Pós-Graduação em Direito Industrial (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2007). Frequenta o Programa de Doutoramento (3.º Ciclo), estando a preparar a sua tese na área da Propriedade Industrial (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa).
Português, Inglês, Italiano e Espanhol.
Ordem dos Advogados (inscrito desde 2008). Associação Portuguesa de Arbitragem.