A Morais Leitão dispõe de uma equipa altamente especializada na condução de investigações internas em contexto empresarial, abrangendo organizações de diversos setores, tanto a nível nacional como internacional. Prestamos apoio na prevenção, antecipação e reação a suspeitas relacionadas com factos criminais, contraordenacionais ou violadores de normativos internos, seja no seguimento de denúncias internas ou externas (whistleblowing), seja por iniciativa espontânea da própria empresa, assegurando um processo rigoroso e de acordo com as melhores práticas jurídicas.
A investigação interna consiste no conjunto de diligências de recolha e análise de provas, tendo em vista o apuramento detalhado de uma ocorrência empresarial, com o propósito de identificar eventuais riscos para a empresa e/ou para as pessoas sob investigação. No contexto do whistleblowing, garantimos um acompanhamento adequado dos processos, assegurando a proteção do denunciante e o cumprimento da legislação aplicável.
A nossa equipa de advogados combina conhecimento jurídico altamente qualificado com ferramentas avançadas de análise forense, e-discovery e inteligência artificial. Isto permite-nos realizar, no decurso de uma investigação, análises eficientes de prova documental, testemunhal e pericial, podendo avaliar os mais extensos volumes de documentação, incluindo caixas de e-mail, plataformas de mensagens e extratos bancários, entre outros. Na Morais Leitão, garantimos uma experiência ímpar na preparação estratégica e na condução de entrevistas em moldes que simulam a realização de inquirições em ambiente de Tribunal.
Além da análise da prova e dos factos, a nossa equipa diferencia-se pela elaboração de análises de risco detalhadas e calibradas, de acordo com as melhores práticas legais e empresariais. Cada análise fornece uma avaliação dos riscos e, além disso, oferece às empresas – de forma confidencial e sob sigilo – propostas concretas de atuação para eliminar ou mitigar os riscos existentes.
Desenvolvemos procedimentos próprios na condução de uma investigação, que podem também ser combinados: investigações destinadas a reconstituir factos passados (fact-finding investigations); e investigações com o intuito de identificar provas e linhas de defesa (hypothesis-testing investigations).
Em face do caso concreto e das suas especificidades, e de forma a dar uma resposta especializada aos clientes, adaptamos a investigação interna a diferentes possibilidades:
Na Morais Leitão, as diligências efetuadas no contexto de investigações internas são conduzidas com total respeito pelo quadro legal e pelas melhores práticas internacionais em matéria de respeito pelos direitos fundamentais de todos os envolvidos, assegurando a proteção de dados pessoais, a privacidade dos envolvidos e a licitude na recolha e análise de provas.
A nossa equipa é reconhecida por empresas nacionais e internacionais pela sua discrição, experiência e abordagem estratégica às investigações internas. Contacte-nos para saber como os nossos especialistas em investigação podem apoiar a sua empresa.